O marketing B2B abrange ações específicas para empresas que
tem como cliente outras empresas, isso envolve relação entre fabricante -
atacadista, atacadista – varegistas, Fabricante – distribuidores,
distribuidores- revendas, ou seja, o marketing B2B pode ser entendido como o
“Marketing do mercado empresarial”.
Diferentemente do B2C (business to consumer), com suas ações
que são voltadas para comunicação que envolvem propagandas em TVs, rádios,
revistas e suas promoções como pague 1 leve 2, O marketing B2b foca na
estratégia e inteligência de mercado.
O foco então é trabalhar nos ativos intangíveis da empresa
investindo em políticas de relacionamento com os clientes e com fornecedores,
benchmarking, implantação de sistemas de qualidade, investir em instalações,
ter políticas comerciais voltadas sempre para os clientes e ter sempre como
base em seu planejamento a estratégia competitiva.
O uso de estratégias
para o mercado B2B aumenta a satisfação dos clientes quanto a qualidade do
atendimento, dos produtos e serviços, o que gera aumento da carteira de
clientes e conseqüentemente aumento de faturamento.
Pode-se ver que em nenhum momento foi citado que para o
mercado B2B devemos utilizar propagandas e promoções, isso não significa que
não tenha que fazer, mas deve ter em mente que cliente empresa tem objetivos
diferentes de cliente final(pessoa física) e este pensamento é o foco que o
verdadeiro marketing B2B deve ter para chegar a ações que tragam resultados
concretos.
Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.
Email: rodrigoamaral.marketing@gmail.com
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Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
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