O termo empreendedorismo nunca
esteve tanto na “moda”, vemos o emprego do termo com freqüência pela mídia em
geral, por empresas em seus boletins e blogs e principalmente nas faculdades,
que inclusive, nas melhores, virou matéria dos primeiros semestres. Porém a
maior parte do “ditos” empreendedores acham que o fato de terem uma idéia que
irá revolucionar o mercado é o
suficiente para se auto-titular empreendedor.
Pesquisando na internet vemos que
mais da metade dos “Startup’s” fecham as portas no primeiro ano de vida. Mas
quais características fazem com que alguns empreendedores se destacam e se
tornem empresários de sucesso?
Muitos acham que é sorte, mas as
pessoas que obtém grande sucesso em seus negócios tem um padrão de
comportamento ou pensamento que faz com que atinjam um alto nível de sucesso em
suas carreiras ou em seus negócios, seja aquele que começou seu negócio a
partir do zero, seja uma segunda ou terceira geração que assumiu os negócios da
família. Podemos considerar três elementos principais:
Visão: É a capacidade de “enxergar” resultados a longo prazo,
enxergar algo que na atual situação não existe, ou melhor, ainda não existe! É
quando se vê algo que para as pessoas normais não existe, mas para o visionário
é algo real, atingível. Podemos fazer uma analogia com um artista escultor, que
numa tora de madeira, que para muitos é apenas um pedaço de madeira, enxerga
uma escultura pronta, e considera que o seu trabalho é apenas tirar o excesso,
o que não pertence à escultura, pois para ele a escultura já está ali naquele
simples pedaço de madeira. Claramente se você não tem visão, nunca será um
empreendedor.
Coragem é outra característica dos grandes empreendedores de
sucesso. Muitas vezes, para que você possa colocar suas idéias em prática, será
exigido que você saia de sua zona de conforto, que você saia de seu emprego por
exemplo, ou que você tenha que se mudar para outra cidade, longe de amigos e
familiares, que mude de área de atuação. Se não tiver coragem de enfrentar
riscos nunca será empreendedor.
Competência, o terceiro item de nossa lista, é ter a disposição e
competência de colocar a mão na massa, de fazer a coisa acontecer, é entender e
conhecer muito bem o seu negócio, de
finanças, de marketing, e principalmente de gestão de pessoas, incluindo nessa
lista a capacidade de se gerir a si próprio, sabendo conviver com o não, sendo
perseverante.
Portanto, se você tem uma ótima
idéia, desenvolva antes essas três habilidades: visão, coragem e competência e
coloque-as em prática!
Sucesso a todos!
Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.
Email: rodrigoamaral.marketing@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/rodrigolimamarketing
Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
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1 comentários:
Rodrigo obrigada pelo incentivo! Estamos começando esta jornada. Criamos uma empresa de manutenção predial (Conserto Fácil) e estamos muito animados,porém conscientes do tamanho do desafio. Meu marido faz os reparos e eu estou administrando e divulgando o trabalho.
Estou sempre lendo artigos como o seu e agradeço pelas informações.
Obrigada.
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