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terça-feira, 19 de junho de 2012

Os segredos dos grandes empreendedores


O termo empreendedorismo nunca esteve tanto na “moda”, vemos o emprego do termo com freqüência pela mídia em geral, por empresas em seus boletins e blogs e principalmente nas faculdades, que inclusive, nas melhores, virou matéria dos primeiros semestres. Porém a maior parte do “ditos” empreendedores acham que o fato de terem uma idéia que irá revolucionar o  mercado é o suficiente para se auto-titular empreendedor.
Pesquisando na internet vemos que mais da metade dos “Startup’s” fecham as portas no primeiro ano de vida. Mas quais características fazem com que alguns empreendedores se destacam e se tornem empresários de sucesso?

Muitos acham que é sorte, mas as pessoas que obtém grande sucesso em seus negócios tem um padrão de comportamento ou pensamento que faz com que atinjam um alto nível de sucesso em suas carreiras ou em seus negócios, seja aquele que começou seu negócio a partir do zero, seja uma segunda ou terceira geração que assumiu os negócios da família. Podemos considerar três elementos principais:



Visão: É a capacidade de “enxergar” resultados a longo prazo, enxergar algo que na atual situação não existe, ou melhor, ainda não existe! É quando se vê algo que para as pessoas normais não existe, mas para o visionário é algo real, atingível. Podemos fazer uma analogia com um artista escultor, que numa tora de madeira, que para muitos é apenas um pedaço de madeira, enxerga uma escultura pronta, e considera que o seu trabalho é apenas tirar o excesso, o que não pertence à escultura, pois para ele a escultura já está ali naquele simples pedaço de madeira. Claramente se você não tem visão, nunca será um empreendedor.






Coragem é outra característica dos grandes empreendedores de sucesso. Muitas vezes, para que você possa colocar suas idéias em prática, será exigido que você saia de sua zona de conforto, que você saia de seu emprego por exemplo, ou que você tenha que se mudar para outra cidade, longe de amigos e familiares, que mude de área de atuação. Se não tiver coragem de enfrentar riscos nunca será empreendedor.






Competência, o terceiro item de nossa lista, é ter a disposição e competência de colocar a mão na massa, de fazer a coisa acontecer, é entender e conhecer muito bem o seu  negócio, de finanças, de marketing, e principalmente de gestão de pessoas, incluindo nessa lista a capacidade de se gerir a si próprio, sabendo conviver com o não, sendo perseverante.



Portanto, se você tem uma ótima idéia, desenvolva antes essas três habilidades: visão, coragem e competência e coloque-as em prática!

Sucesso a todos!


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

1 comentários:

Rodrigo obrigada pelo incentivo! Estamos começando esta jornada. Criamos uma empresa de manutenção predial (Conserto Fácil) e estamos muito animados,porém conscientes do tamanho do desafio. Meu marido faz os reparos e eu estou administrando e divulgando o trabalho.
Estou sempre lendo artigos como o seu e agradeço pelas informações.
Obrigada.

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