Pages

sábado, 4 de agosto de 2012

Ações eficientes de marketing por e-mail


     É muito difícil encontrarmos alguém que nunca tenha recebido em sua residência uma correspondência enviada por uma empresa a fim de oferecer seus serviços e produtos, este tipo de ação de marketing, a mala direta, ainda é muito eficiente, embora esteja caindo em desuso, por conta da evolução tecnológica dos computadores e da internet.
     Esta mesma ação hoje é transpassada para o muno digital, para o mundo on-line através das ações de envio de e-mails, o e-mail marketing(ou mailing), que assim como na mala direta, tem suas vantagens e para que seja feita de forma que realmente traga resultados deve-se tomar alguns cuidados.


     Base: A primeira questão a se levantar é: quem irá receber a mensagem? Para isso a empresa deve ter uma base de e-mails relevante ao tipo de produto ou serviço que se deseja ofertar, caso contrário será apenas desperdício de tempo. Veja este exemplo: imagine uma empresa que vende barcos de luxo, e que deseja fazer um trabalho de marketing direcionado, com certeza, ela enviará suas malas diretas e seus mailings para pessoas que tenham poder aquisitivo para comprar seus barcos. Independente do tamanho do negócio, do tipo de produto ou serviço, isso fica claro que o público que receberá estas publicidades, on line ou não, deverá ser segmentado. Há diversas formas de se realizar campanhas para angariar cadastros e ter assim uma base consistente.

     Out-put: Muitas das vezes recebemos e-mails de propagandas nas quais não autorizamos o envio dessas publicidades, da mesma forma que isso pode nos desagradar, o mailing de sua empresa pode não afetar de forma positiva seu público, por conta disso, devemos disponibilizar em todas as mensagens de emails, uma opção para o destinatário poder remover seu email das listas e assim não receber mais publicidades de sua empresa. Caso isso não seja considerado, a empresa corre o risco de ter seus emails listados como “spamer”, o que pode trazer até mesmo o bloqueio dos e-mails da empresa.

  Frequência: Exceto que tenha uma autorização para envio freqüentes, tente manter os e-mails quinzenais ou no máximo semanais para não gerar um imagem negativa.
  
   Seja relevante e propicie a troca: O assunto ou a mensagem enviada deve estar de acordo com a base de e-mails utilizada, não é sensato enviar um mailing oferecendo desconto em uma churrascaria para uma base de emails de pessoas vegetarianas. Além disso o mailing deve oferecer um canal de aprofundamento no assunto ou nas características do produto ou do serviço como um link por exemplo para se ter mais detalhes, ou mesmo disponibilizar telefone para troca de informações, outra prática interessante é propiciar a possibilidade de apresentar e indicar para amigos por meio de simples cadastro.

     Por último, preze sempre pela mensuração dos resultados de cada campanha, informações como número de ligações, acessos ao site da empresa, vídeos assistidos e vendas realizadas são importantes para que haja sempre uma política de melhoria contínua nas ações e que as listas de e-mails estejam cada vez mais segmentadas.

    Invista no envio de mailing de forma segura e obterá ótimos resultados, procure a contratação de empresas ou de especialistas da área para estar sempre bem assessorado.


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitada Rápida Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More