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domingo, 5 de agosto de 2012

As estratégias do Marketing Digital


     Hoje a internet é um meio de divulgação com abrangência tão grande quanto, ou até mesmo maior que mídias tradicionais como TV e rádios, porém com um poder de segmentação muito maior, colocando como alvo dos planos e ações de marketing e publicidade o tipo de consumidor esperado pela empresa.
     Marketing digital não é um tipo de marketing, e não se resume a colocar um site na internet ou fazer um banner como anúncio, é a aplicação dos conceitos do velho e tradicional marketing, porém utilizando ferramentas de internet e celular para vender produtos e serviços e ter assim uma experiência de maior relacionamento com os clientes. Segue as mesmas premissas do marketing como: conhecimento de público alvo, estratégia de marca, do planejamento estratégico e da cultura organizacional que será aplicada.

Podemos dividir o marketing digital em sete estratégias principais:

Pesquisa on-line: A pesquisa visa conhecer melhor o consumidor, necessidades específicas, motivação de compra e perfil, e também o mercado e seus concorrentes, permitindo uma atuação mais estratégica e planejada com foco na segmentação de mercado.

Marketing de Conteúdo: Criação de materiais com conteúdo relevante para o tipo de consumidor esperado, além de aumentar a exposição da marca nos sistemas de buscas. O blog coorporativo trás clientes que procuram na internet assuntos que possam estar relacionados a marca e pode ser utilizado também nas redes sociais.

Mídias sociais: Antes de qualquer análise temos que ter em mente que a internet é feita por pessoas, e a interação por conta das mídias sociais, aumenta a exposição da marca e enriquece o relacionamento com o consumidor.

Mailing: poderosa ferramenta de comunicação que se bem estruturado, fortalece a relação com clientes e prospects com foco sempre em transmitir informativos e boletins regulares e promoções.

Marketing viral: ações diversas que trabalham o emocional e a motivação, através de indicações do próprio público alvo, multiplicando o alcance e levando a marca a milhares de pessoas.

Publicidade on-line: Visa aumentar a exposição da marca através de ações de publicidade que envolvem Links patrocinados, banners e vídeos.

Monitoramento de resultados: Gera métricas para que possa-e ter informações importantes para otimização das ações de marketing em tempo de execução e que será base para o planejamento das próximas ações.

     Embora demande investimentos menores se comparado a outras mídias, para se criar ações de impacto e forte resultado deve-se contar com consultoria para que o investimento seja feito de forma eficaz. 


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Marketing
MBA em propaganda e marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

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