Hoje a internet é um meio de divulgação com abrangência tão
grande quanto, ou até mesmo maior que mídias tradicionais como TV e rádios,
porém com um poder de segmentação muito maior, colocando como alvo dos planos e
ações de marketing e publicidade o tipo de consumidor esperado pela empresa.
Marketing digital não é um tipo de marketing, e não se
resume a colocar um site na internet ou fazer um banner como anúncio, é a
aplicação dos conceitos do velho e tradicional marketing, porém utilizando
ferramentas de internet e celular para vender produtos e serviços e ter assim
uma experiência de maior relacionamento com os clientes. Segue as mesmas
premissas do marketing como: conhecimento de público alvo, estratégia de marca,
do planejamento estratégico e da cultura organizacional que será aplicada.
Podemos dividir o marketing digital em sete estratégias principais:
Pesquisa on-line:
A pesquisa visa conhecer melhor o consumidor, necessidades específicas,
motivação de compra e perfil, e também o mercado e seus concorrentes,
permitindo uma atuação mais estratégica e planejada com foco na segmentação de
mercado.
Marketing de Conteúdo:
Criação de materiais com conteúdo relevante para o tipo de consumidor esperado,
além de aumentar a exposição da marca nos sistemas de buscas. O blog
coorporativo trás clientes que procuram na internet assuntos que possam estar
relacionados a marca e pode ser utilizado também nas redes sociais.
Mídias sociais:
Antes de qualquer análise temos que ter em mente que a internet é feita por
pessoas, e a interação por conta das mídias sociais, aumenta a exposição da
marca e enriquece o relacionamento com o consumidor.

Marketing viral: ações
diversas que trabalham o emocional e a motivação, através de indicações do
próprio público alvo, multiplicando o alcance e levando a marca a milhares de
pessoas.
Publicidade on-line:
Visa aumentar a exposição da marca através de ações de publicidade que
envolvem Links patrocinados, banners e vídeos.
Monitoramento de
resultados: Gera métricas para que possa-e ter informações importantes para
otimização das ações de marketing em tempo de execução e que será base para o
planejamento das próximas ações.
Embora demande investimentos menores se comparado a outras
mídias, para se criar ações de impacto e forte resultado deve-se contar com
consultoria para que o investimento seja feito de forma eficaz.
Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Marketing
MBA em propaganda e marketing
MBA em propaganda e marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.
Email: rodrigoamaral.marketing@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/rodrigolimamarketing
Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
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