
É nessa hora que entra o profissional de marketing para planejar estrategicamente suas ações, elaborar produtos, estudar o público alvo, criar campanhas publicitárias e fazer com que haja essa sintonia em todos os setores da empresa. Cabe ao mesmo direcionar a empresa para o rumo correto através da elaboração dos objetivos e controlar os programas utilizados para a execução de todas as ações.
Planejamento estratégico além de ser um processo gerencial que visa traçar objetivos e seleção de ações considerando fatores internos e externo, visa muito mais do que conquistar ou reter clientes, mas preparar a empresa a se adaptar às mudanças constantes que ocorrem no mercado, de forma que seja possível assim, conquistar uma fatia maior do mercado, com crescimento previamente calculado, a partir da definição de que produtos vender, à que público vender e quais os canais de distribuição serão utilizados.
O desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco etapas:
Nesta etapa é o momento de conhecer qual o negócio da empresa? Quem são seus clientes? Qual o valor de seus produtos ou serviços para o consumidor? Parecem perguntas simples, simples apenas até o momento em que a empresa deve respondê-las. Nesta etapa caso a empresa ainda não tenha é a hora de se desenvolver um plano de negócios.
Análise de situação
Nesta Fase é realizada uma análise de todo histórico possível das ações realizadas pela empresa e pelo mercado. É estudado como o composto mercadológico (Mix de marketing) tem sido usado e como a concorrência está atuando. É importante nesta fase realizar uma pesquisa de mercado, que revelará um panorama.
Definição de objetivos
As metas são definidas com foco também em impedir que a concorrência as alcance primeiro.
Elaboração das estratégias

Enfim, o plano estratégico de marketing (PEM), é um guia, um roteiro que norteará as ações de marketing, sejam elas direcionadas para a instituição, para a marca, produto ou serviço em particular.
A estrutura do PEM pode mudar de acordo com o seguimento do negócio ou interesses da organização, porém formatamos abaixo um modelo que permite sua formatação de acordo com a estrutura abaixo:
• Bases estratégicas da empresa
• Sistema de inteligência mercadológica
• Análise de oportunidades e riscos (SWOT)
• Metas e objetivos
• Políticas e posicionamento de marca/produto
• Composto de marketing (4ps)
• Cronograma de ações
• Demonstrativo de resultados projetados
• Controle e planos de contingência.
Embora desenvolver e elaborar um PEM não seja uma tarefa nada simples, os propósitos e benefícios que ele pode trazer para sua empresa justificam sua implantação. A contratação de um profissional gabaritado facilitará o planejamento e uma consultoria por um especialista pode baratear em muito o seu desenvolvimento.
Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.
Email: rodrigoamaral.marketing@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/rodrigolimamarketing
Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
Facebook: www.facebook.com/rodrigolimamarketing
Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
0 comentários:
Postar um comentário