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sábado, 4 de agosto de 2012

Planejamento estratégico: primeiro passo do sucesso.

      Para que um negócio tenha sucesso e traga resultados é necessário muito mais que um bom produto, preço, ótimo atendimento e uma boa administração de seu fluxo de caixa. É necessário que toda a empresa esteja em perfeita harmonia com os objetivos da empresa. 

       É nessa hora que entra o profissional de marketing para planejar estrategicamente suas ações, elaborar produtos, estudar o público alvo, criar campanhas publicitárias e fazer com que haja essa sintonia em todos os setores da empresa. Cabe ao mesmo direcionar a empresa para o rumo correto através da elaboração dos objetivos e controlar os programas utilizados para a execução de todas as ações. 


      Planejamento estratégico além de ser um processo gerencial que visa traçar objetivos e seleção de ações considerando fatores internos e externo, visa muito mais do que conquistar ou reter clientes, mas preparar a empresa a se adaptar às mudanças constantes que ocorrem no mercado, de forma que seja possível assim, conquistar uma fatia maior do mercado, com crescimento previamente calculado, a partir da definição de que produtos vender, à que público vender e quais os canais de distribuição serão utilizados. 
         O desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco etapas: 

Definição de missão corporativa 

     Nesta etapa é o momento de conhecer qual o negócio da empresa? Quem são seus clientes? Qual o valor de seus produtos ou serviços para o consumidor? Parecem perguntas simples, simples apenas até o momento em que a empresa deve respondê-las. Nesta etapa caso a empresa ainda não tenha é a hora de se desenvolver um plano de negócios. 

Análise de situação 

     Nesta Fase é realizada uma análise de todo histórico possível das ações realizadas pela empresa e pelo mercado. É estudado como o composto mercadológico (Mix de marketing) tem sido usado e como a concorrência está atuando. É importante nesta fase realizar uma pesquisa de mercado, que revelará um panorama. 

Definição de objetivos 

      As metas são definidas com foco também em impedir que a concorrência as alcance primeiro. 

Elaboração das estratégias 

      Considerando o tamanho da empresa, sua capacidade de atendimento e produtiva, as ações e etapas da estratégia são planejadas. Deve-se neste momento, elaborar também um cronograma e fazer uma projeção de custos envolvidos. Implementação, feedback, controle e mensuração Nesta etapa tudo que foi planejado é colocado em prática, com foco no controle do retorno das informações e nos processos de execução do plano, para que caso seja necessário, melhorias sejam implantadas durante a execução para que as ações não se enfraqueçam com a resposta da concorrência ou do próprio mercado. 

    Enfim, o plano estratégico de marketing (PEM), é um guia, um roteiro que norteará as ações de marketing, sejam elas direcionadas para a instituição, para a marca, produto ou serviço em particular. 
     A estrutura do PEM pode mudar de acordo com o seguimento do negócio ou interesses da organização, porém formatamos abaixo um modelo que permite sua formatação de acordo com a estrutura abaixo: 

• Bases estratégicas da empresa 

• Sistema de inteligência mercadológica 

• Análise de oportunidades e riscos (SWOT) 

• Metas e objetivos 

• Políticas e posicionamento de marca/produto 

• Composto de marketing (4ps) 

• Cronograma de ações 

• Demonstrativo de resultados projetados 

                                                                                        • Controle e planos de contingência. 
  

      Embora desenvolver e elaborar um PEM não seja uma tarefa nada simples, os propósitos e benefícios que ele pode trazer para sua empresa justificam sua implantação. A contratação de um profissional gabaritado facilitará o planejamento e uma consultoria por um especialista pode baratear em muito o seu desenvolvimento.


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

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