É muito difícil ter uma única definição para o termo marketing. Para entender o que é marketing, podemos pensar da seguinte maneira, de um lado temos as empresas (indústrias, comércios ou empresas de serviços) e do outro lado temos os clientes e prospects, o trabalho do marketing é justamente criar meios para que os dois lados (empresas e clientes) se relacionem e que essa interação gere trocas.
Costuma se confundir as profissões de marketing com a de publicidade, ambas estão relacionadas com comunicação, ambas trabalham a imagem das empresas, mas são seguimentos diferentes, geralmente o marketer, profissional de marketing, trabalha dentro das empresas e o profissional de publicidade trabalha dentro de agências de publicidade, embora isso não seja uma regra, tendo-se cada vez mais profissionais de marketing trabalhando dentro de agência no setor de planejamento.
No Brasil o termo marketeiro, não é bem aceito pelos profissionais da área, o nome mais correto seria mercadológico. O termo marketeiro tem um peso pejorativo que ganhou uma certa má fama devido aos trabalhos feitos na imagem pública de candidatos em épocas de eleições. É comum ouvir alguém falar que fulano é marqueteiro, quando quer expressar que alguém é mentiroso ou vende qualquer coisa a qualquer preço.
O verdadeiro marketing é responsável por um largo leque de atividades, podemos citar desde o estudo de mercado, toda a estratégia de atuação de uma empresa, incluindo estratégia de vendas, comunicação e publicidade, pós vendas e no desenvolvimento de novos produtos e do próprio negócio. O principal objetivo é criar valor e satisfação, no cliente, de forma que o relacionamento seja lucrativo para ambas as partes. A finalidade das ações de marketing é tornar o trabalho de venda de produtos ou serviços uma conseqüência, diminuindo o esforço da equipe de vendas.
Para atuar em marketing o interessado pode ter graduação em marketing ou publicidade e propaganda ou administração com pós em marketing.
Para conhecer mais sobre marketing fique ligado nas matérias em nosso blog.
Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.
Email: rodrigoamaral.marketing@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/rodrigolimamarketing
Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
Facebook: www.facebook.com/rodrigolimamarketing
Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
0 comentários:
Postar um comentário