Pages

Os segredos dos grandes empreendedores

Veja qual o padrão de comportamento ou pensamento que faz com que eles atinjam um alto nível de sucesso.

Consultoria de marketing

Acreditar que apenas a experiência, felling, palpite e intuição pode ser extremamente prejudicial ao seu negócio. Veja como um consultor pode ajudar o seu negócio a decolar.

Planejamento estratégico

Para que um negócio tenha sucesso e traga resultados é necessário muito mais que um bom produto, preço, ótimo atendimento e uma boa administração.

Marketing digital

Marketing digital não é um tipo de marketing, e não se resume a colocar um site na internet ou fazer um banner como anúncio.

O que é marketing?

Para entender o que é marketing, podemos pensar da seguinte maneira, de um lado temos as empresas (indústrias, comércios ou empresas de serviços) e do outro lado temos os clientes.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Os segredos dos grandes empreendedores


O termo empreendedorismo nunca esteve tanto na “moda”, vemos o emprego do termo com freqüência pela mídia em geral, por empresas em seus boletins e blogs e principalmente nas faculdades, que inclusive, nas melhores, virou matéria dos primeiros semestres. Porém a maior parte do “ditos” empreendedores acham que o fato de terem uma idéia que irá revolucionar o  mercado é o suficiente para se auto-titular empreendedor.
Pesquisando na internet vemos que mais da metade dos “Startup’s” fecham as portas no primeiro ano de vida. Mas quais características fazem com que alguns empreendedores se destacam e se tornem empresários de sucesso?

Muitos acham que é sorte, mas as pessoas que obtém grande sucesso em seus negócios tem um padrão de comportamento ou pensamento que faz com que atinjam um alto nível de sucesso em suas carreiras ou em seus negócios, seja aquele que começou seu negócio a partir do zero, seja uma segunda ou terceira geração que assumiu os negócios da família. Podemos considerar três elementos principais:



Visão: É a capacidade de “enxergar” resultados a longo prazo, enxergar algo que na atual situação não existe, ou melhor, ainda não existe! É quando se vê algo que para as pessoas normais não existe, mas para o visionário é algo real, atingível. Podemos fazer uma analogia com um artista escultor, que numa tora de madeira, que para muitos é apenas um pedaço de madeira, enxerga uma escultura pronta, e considera que o seu trabalho é apenas tirar o excesso, o que não pertence à escultura, pois para ele a escultura já está ali naquele simples pedaço de madeira. Claramente se você não tem visão, nunca será um empreendedor.






Coragem é outra característica dos grandes empreendedores de sucesso. Muitas vezes, para que você possa colocar suas idéias em prática, será exigido que você saia de sua zona de conforto, que você saia de seu emprego por exemplo, ou que você tenha que se mudar para outra cidade, longe de amigos e familiares, que mude de área de atuação. Se não tiver coragem de enfrentar riscos nunca será empreendedor.






Competência, o terceiro item de nossa lista, é ter a disposição e competência de colocar a mão na massa, de fazer a coisa acontecer, é entender e conhecer muito bem o seu  negócio, de finanças, de marketing, e principalmente de gestão de pessoas, incluindo nessa lista a capacidade de se gerir a si próprio, sabendo conviver com o não, sendo perseverante.



Portanto, se você tem uma ótima idéia, desenvolva antes essas três habilidades: visão, coragem e competência e coloque-as em prática!

Sucesso a todos!


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

O que é marketing?




             É muito difícil ter uma única definição para o termo marketing. Para entender o que é marketing, podemos pensar da seguinte maneira, de um lado temos as empresas (indústrias, comércios ou empresas de serviços) e do outro lado temos os clientes e prospects, o trabalho do marketing é justamente criar meios para que os dois lados (empresas e clientes) se relacionem e que essa interação gere trocas.


      Costuma se confundir as profissões de marketing com a de publicidade, ambas estão relacionadas com comunicação, ambas trabalham a imagem das empresas, mas são seguimentos diferentes, geralmente o marketer, profissional de marketing, trabalha dentro das empresas e o profissional de publicidade trabalha dentro de agências de publicidade, embora isso não seja uma regra, tendo-se cada vez mais profissionais de marketing trabalhando dentro de agência no setor de planejamento.

No Brasil o termo marketeiro, não é bem aceito pelos profissionais da área, o nome mais correto seria mercadológico. O termo marketeiro tem um peso pejorativo que ganhou uma certa má fama devido aos trabalhos feitos na imagem pública de candidatos em épocas de eleições. É comum ouvir alguém falar que fulano é marqueteiro, quando quer expressar que alguém é mentiroso ou vende qualquer coisa a qualquer preço.



O verdadeiro marketing é responsável por um largo leque de atividades, podemos citar desde o estudo de mercado, toda a estratégia de atuação de uma empresa, incluindo estratégia de vendas, comunicação e publicidade, pós vendas e no desenvolvimento de novos produtos e do próprio negócio. O principal objetivo é criar valor e satisfação, no cliente, de forma que o relacionamento seja lucrativo para ambas as partes.  A finalidade das ações de marketing é tornar o trabalho de venda de produtos ou serviços uma conseqüência, diminuindo o esforço da equipe de vendas.

Para atuar em marketing o interessado pode ter graduação em marketing ou publicidade e propaganda ou administração com pós em marketing.

Para conhecer mais sobre marketing fique ligado nas matérias em nosso blog.


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

Twitada Rápida Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More