
Vamos listar aqui as principais definições de algumas
especialidades do marketing:
Marketing direto: Visa trabalhar estratégias que gerem
máxima interatividade com o consumidor, personalizando as ações para grupos de
indivíduos.
Marketing de eventos: Trabalha a imagem da empresa em
eventos como feiras, palestras e simpósios. Com planejamento estratégico que
visa além de expor a marca, criar máxima interação com ações marcantes.
Endo-marketing: Como tradução da palavra, são ações voltadas
para o público interno da empresa, os cooperadores, de forma a convencê-los
primeiro sobre novos produtos e serviços, fazendo-os comprar a idéia antes de
vender. Visa também aumentar a motivação da força de trabalho como um todo.
Marketing de serviços: Voltado para Bens intangíveis, visa
aumentar a percepção nos consumidores do valor de empresas de serviços.
Marketing institucional: Ações voltadas para trabalhar a
identidade, formação e consolidação de uma organização ou projeto.
Marketing social: Visa agregar valor a marca ligando-a à uma causa social.
Marketing digital: Utiliza ferramentas de internet para
ações onde além da interatividade, permite que o consumidor controle que
informação e como elas são recebidas.
Neuromarketing: Estuda de forma biológica as reações
neurológicas a estímulos externos.
Marketing natural: Voltado para causas naturais, ambientais
e ecológicas.
Marketing pessoal: Visa a geração de interesses com relação
a um individuo
Marketing político: Promove a imagem e o posicionamento de
um político e suas idéias
Marketing esportivo: Foca na promoção de empresas ou atletas
através de eventos esportivos, ou relacionado marca/produto à atletas de
renome.
Existem e ainda serão criadas outras especializações que caso
venham a tornar-se importantes para estudo estaremos explanando melhor em
outros “posts”.
A Questão é que o marketing como ciência tem evoluído e é
natural que abram-se diversos leques para se estudar ou trabalhar, aumentando,
com a especialização, o foco em determinados resultados.
Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.
Email: rodrigoamaral.marketing@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/rodrigolimamarketing
Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
Facebook: www.facebook.com/rodrigolimamarketing
Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
0 comentários:
Postar um comentário