Pages

sábado, 4 de agosto de 2012

Tipos de marketing, as especialidades do mercadólogo


      Expressar em palavras o termo Marketing não uma tarefa tão fácil, e muitos autores tem sua própria definição. Como em outras profissões, os profissionais desta área vêm se especializando cada vez mais e acaba surgindo a necessidade de nomear suas especialidades dentro do marketing, criando assim diversos tipos de marketing.
      Vamos listar aqui as principais definições de algumas especialidades do marketing:

Marketing direto: Visa trabalhar estratégias que gerem máxima interatividade com o consumidor, personalizando as ações para grupos de indivíduos.

Marketing de eventos: Trabalha a imagem da empresa em eventos como feiras, palestras e simpósios. Com planejamento estratégico que visa além de expor a marca, criar máxima interação com ações marcantes.

Endo-marketing: Como tradução da palavra, são ações voltadas para o público interno da empresa, os cooperadores, de forma a convencê-los primeiro sobre novos produtos e serviços, fazendo-os comprar a idéia antes de vender. Visa também aumentar a motivação da força de trabalho como um todo.

Marketing de serviços: Voltado para Bens intangíveis, visa aumentar a percepção nos consumidores do valor de empresas de serviços.

Marketing institucional: Ações voltadas para trabalhar a identidade, formação e consolidação de uma organização ou projeto.

Marketing social: Visa agregar valor a marca ligando-a à  uma causa social.

Marketing digital: Utiliza ferramentas de internet para ações onde além da interatividade, permite que o consumidor controle que informação e como elas são recebidas.

Neuromarketing: Estuda de forma biológica as reações neurológicas a estímulos externos.

Marketing natural: Voltado para causas naturais, ambientais e ecológicas.

Marketing pessoal: Visa a geração de interesses com relação a um individuo

Marketing político: Promove a imagem e o posicionamento de um político e suas idéias

Marketing esportivo: Foca na promoção de empresas ou atletas através de eventos esportivos, ou relacionado marca/produto à atletas de renome.

      Existem e ainda serão criadas outras especializações que caso venham a tornar-se importantes para estudo estaremos explanando melhor em outros “posts”.
     A Questão é que o marketing como ciência tem evoluído e é natural que abram-se diversos leques para se estudar ou trabalhar, aumentando, com a especialização, o foco em determinados resultados.


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitada Rápida Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More