
Em sua tradução literal, a palavra inglesa Brainstorm significa tempestade de idéias, e na realidade é muito simples de se utilizar. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma reunião onde todos participantes devem expor as idéias que vem a mente, por mais insignificantes, bobas ou irracionais que inicialmente possam parecer, as idéias devem surgir livremente sem nenhum tipo de pudor para que a inovação possa emergir.
Para que você possa ter um Brainstorm produtivo separei algumas dicas:
1) O Facilitador
Tem que ter um facilitador, que conheça o processo do brainstorm e esteja alinhado com problema a ser solucionado. Este facilitador tem como principal função, não censurar, e não deixar que se censure, os participantes não devem inicialmente ter que dar explicações sobre as suas ideias, afinal, brainstorm é focado em quantidade de ideias, diferente de como estamos acostumados a pensar e falar, onde tudo é geralmente racional e metódico.
2) O problema
Toda reunião, deve iniciar pela apresentação do problema, os participantes devem ter uma visão geral do problema a fim de o Brainstorm ser aplicado com um propósito. Isto permite que idéias surjam de forma inovadora, sem nenhum tipo de censura, porém, sem perder o foco.Uma tática favorável é conversar a respeito do problema com os participantes antecipadamente, isso deverá prepará-los de forma que conhecerão o problema de forma mais profunda.
3) Ambiente favorável
O ambiente onde será conduzida a reunião deve ser analisado, uma vez que, nem sempre o ambiente profissional é o local mais adequado para que as pessoas possam se expressar de forma mais confortável. Deve-se considerar, inclusive, a realização da reunião fora do contexto do ambiente de trabalho. isso com certeza levará as pessoas a pensarem de forma diferente.
4) Discussão coletiva
Para que não aconteça de apenas uma ou duas pessoas dominem a reunião, pode-se sugerir que todos inicialmente façam pequenas anotações que serão apresentadas aos outros participantes. O facilitador deve circular perguntando para cada participante se há alguma sugestão que ainda não foi discutida, para que todos participem.
5) Quantidade sem julgamentos.
Deve-se desde o inicio deixar claro que não deve haver julgamentos precipitados das idéias que forem surgindo, A quantidade trará a qualidade, é necessário ter o maior numero de idéias possíveis para que se possa depois filtrar, descartando as idéias ruins e medianas e ficar somente com as realmente boas.
Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Marketing
MBA em propaganda e marketing
MBA em propaganda e marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.
Email: rodrigoamaral.marketing@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/rodrigolimamarketing
Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
Facebook: www.facebook.com/rodrigolimamarketing
Perfil profissional: http://www.linkedin.com/in/rolima
0 comentários:
Postar um comentário