Pages

Os segredos dos grandes empreendedores

Veja qual o padrão de comportamento ou pensamento que faz com que eles atinjam um alto nível de sucesso.

Consultoria de marketing

Acreditar que apenas a experiência, felling, palpite e intuição pode ser extremamente prejudicial ao seu negócio. Veja como um consultor pode ajudar o seu negócio a decolar.

Planejamento estratégico

Para que um negócio tenha sucesso e traga resultados é necessário muito mais que um bom produto, preço, ótimo atendimento e uma boa administração.

Marketing digital

Marketing digital não é um tipo de marketing, e não se resume a colocar um site na internet ou fazer um banner como anúncio.

O que é marketing?

Para entender o que é marketing, podemos pensar da seguinte maneira, de um lado temos as empresas (indústrias, comércios ou empresas de serviços) e do outro lado temos os clientes.

domingo, 5 de agosto de 2012

As estratégias do Marketing Digital


     Hoje a internet é um meio de divulgação com abrangência tão grande quanto, ou até mesmo maior que mídias tradicionais como TV e rádios, porém com um poder de segmentação muito maior, colocando como alvo dos planos e ações de marketing e publicidade o tipo de consumidor esperado pela empresa.
     Marketing digital não é um tipo de marketing, e não se resume a colocar um site na internet ou fazer um banner como anúncio, é a aplicação dos conceitos do velho e tradicional marketing, porém utilizando ferramentas de internet e celular para vender produtos e serviços e ter assim uma experiência de maior relacionamento com os clientes. Segue as mesmas premissas do marketing como: conhecimento de público alvo, estratégia de marca, do planejamento estratégico e da cultura organizacional que será aplicada.

Podemos dividir o marketing digital em sete estratégias principais:

Pesquisa on-line: A pesquisa visa conhecer melhor o consumidor, necessidades específicas, motivação de compra e perfil, e também o mercado e seus concorrentes, permitindo uma atuação mais estratégica e planejada com foco na segmentação de mercado.

Marketing de Conteúdo: Criação de materiais com conteúdo relevante para o tipo de consumidor esperado, além de aumentar a exposição da marca nos sistemas de buscas. O blog coorporativo trás clientes que procuram na internet assuntos que possam estar relacionados a marca e pode ser utilizado também nas redes sociais.

Mídias sociais: Antes de qualquer análise temos que ter em mente que a internet é feita por pessoas, e a interação por conta das mídias sociais, aumenta a exposição da marca e enriquece o relacionamento com o consumidor.

Mailing: poderosa ferramenta de comunicação que se bem estruturado, fortalece a relação com clientes e prospects com foco sempre em transmitir informativos e boletins regulares e promoções.

Marketing viral: ações diversas que trabalham o emocional e a motivação, através de indicações do próprio público alvo, multiplicando o alcance e levando a marca a milhares de pessoas.

Publicidade on-line: Visa aumentar a exposição da marca através de ações de publicidade que envolvem Links patrocinados, banners e vídeos.

Monitoramento de resultados: Gera métricas para que possa-e ter informações importantes para otimização das ações de marketing em tempo de execução e que será base para o planejamento das próximas ações.

     Embora demande investimentos menores se comparado a outras mídias, para se criar ações de impacto e forte resultado deve-se contar com consultoria para que o investimento seja feito de forma eficaz. 


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Marketing
MBA em propaganda e marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

sábado, 4 de agosto de 2012

Ações eficientes de marketing por e-mail


     É muito difícil encontrarmos alguém que nunca tenha recebido em sua residência uma correspondência enviada por uma empresa a fim de oferecer seus serviços e produtos, este tipo de ação de marketing, a mala direta, ainda é muito eficiente, embora esteja caindo em desuso, por conta da evolução tecnológica dos computadores e da internet.
     Esta mesma ação hoje é transpassada para o muno digital, para o mundo on-line através das ações de envio de e-mails, o e-mail marketing(ou mailing), que assim como na mala direta, tem suas vantagens e para que seja feita de forma que realmente traga resultados deve-se tomar alguns cuidados.


     Base: A primeira questão a se levantar é: quem irá receber a mensagem? Para isso a empresa deve ter uma base de e-mails relevante ao tipo de produto ou serviço que se deseja ofertar, caso contrário será apenas desperdício de tempo. Veja este exemplo: imagine uma empresa que vende barcos de luxo, e que deseja fazer um trabalho de marketing direcionado, com certeza, ela enviará suas malas diretas e seus mailings para pessoas que tenham poder aquisitivo para comprar seus barcos. Independente do tamanho do negócio, do tipo de produto ou serviço, isso fica claro que o público que receberá estas publicidades, on line ou não, deverá ser segmentado. Há diversas formas de se realizar campanhas para angariar cadastros e ter assim uma base consistente.

     Out-put: Muitas das vezes recebemos e-mails de propagandas nas quais não autorizamos o envio dessas publicidades, da mesma forma que isso pode nos desagradar, o mailing de sua empresa pode não afetar de forma positiva seu público, por conta disso, devemos disponibilizar em todas as mensagens de emails, uma opção para o destinatário poder remover seu email das listas e assim não receber mais publicidades de sua empresa. Caso isso não seja considerado, a empresa corre o risco de ter seus emails listados como “spamer”, o que pode trazer até mesmo o bloqueio dos e-mails da empresa.

  Frequência: Exceto que tenha uma autorização para envio freqüentes, tente manter os e-mails quinzenais ou no máximo semanais para não gerar um imagem negativa.
  
   Seja relevante e propicie a troca: O assunto ou a mensagem enviada deve estar de acordo com a base de e-mails utilizada, não é sensato enviar um mailing oferecendo desconto em uma churrascaria para uma base de emails de pessoas vegetarianas. Além disso o mailing deve oferecer um canal de aprofundamento no assunto ou nas características do produto ou do serviço como um link por exemplo para se ter mais detalhes, ou mesmo disponibilizar telefone para troca de informações, outra prática interessante é propiciar a possibilidade de apresentar e indicar para amigos por meio de simples cadastro.

     Por último, preze sempre pela mensuração dos resultados de cada campanha, informações como número de ligações, acessos ao site da empresa, vídeos assistidos e vendas realizadas são importantes para que haja sempre uma política de melhoria contínua nas ações e que as listas de e-mails estejam cada vez mais segmentadas.

    Invista no envio de mailing de forma segura e obterá ótimos resultados, procure a contratação de empresas ou de especialistas da área para estar sempre bem assessorado.


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

Tipos de marketing, as especialidades do mercadólogo


      Expressar em palavras o termo Marketing não uma tarefa tão fácil, e muitos autores tem sua própria definição. Como em outras profissões, os profissionais desta área vêm se especializando cada vez mais e acaba surgindo a necessidade de nomear suas especialidades dentro do marketing, criando assim diversos tipos de marketing.
      Vamos listar aqui as principais definições de algumas especialidades do marketing:

Marketing direto: Visa trabalhar estratégias que gerem máxima interatividade com o consumidor, personalizando as ações para grupos de indivíduos.

Marketing de eventos: Trabalha a imagem da empresa em eventos como feiras, palestras e simpósios. Com planejamento estratégico que visa além de expor a marca, criar máxima interação com ações marcantes.

Endo-marketing: Como tradução da palavra, são ações voltadas para o público interno da empresa, os cooperadores, de forma a convencê-los primeiro sobre novos produtos e serviços, fazendo-os comprar a idéia antes de vender. Visa também aumentar a motivação da força de trabalho como um todo.

Marketing de serviços: Voltado para Bens intangíveis, visa aumentar a percepção nos consumidores do valor de empresas de serviços.

Marketing institucional: Ações voltadas para trabalhar a identidade, formação e consolidação de uma organização ou projeto.

Marketing social: Visa agregar valor a marca ligando-a à  uma causa social.

Marketing digital: Utiliza ferramentas de internet para ações onde além da interatividade, permite que o consumidor controle que informação e como elas são recebidas.

Neuromarketing: Estuda de forma biológica as reações neurológicas a estímulos externos.

Marketing natural: Voltado para causas naturais, ambientais e ecológicas.

Marketing pessoal: Visa a geração de interesses com relação a um individuo

Marketing político: Promove a imagem e o posicionamento de um político e suas idéias

Marketing esportivo: Foca na promoção de empresas ou atletas através de eventos esportivos, ou relacionado marca/produto à atletas de renome.

      Existem e ainda serão criadas outras especializações que caso venham a tornar-se importantes para estudo estaremos explanando melhor em outros “posts”.
     A Questão é que o marketing como ciência tem evoluído e é natural que abram-se diversos leques para se estudar ou trabalhar, aumentando, com a especialização, o foco em determinados resultados.


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

Planejamento estratégico: primeiro passo do sucesso.

      Para que um negócio tenha sucesso e traga resultados é necessário muito mais que um bom produto, preço, ótimo atendimento e uma boa administração de seu fluxo de caixa. É necessário que toda a empresa esteja em perfeita harmonia com os objetivos da empresa. 

       É nessa hora que entra o profissional de marketing para planejar estrategicamente suas ações, elaborar produtos, estudar o público alvo, criar campanhas publicitárias e fazer com que haja essa sintonia em todos os setores da empresa. Cabe ao mesmo direcionar a empresa para o rumo correto através da elaboração dos objetivos e controlar os programas utilizados para a execução de todas as ações. 


      Planejamento estratégico além de ser um processo gerencial que visa traçar objetivos e seleção de ações considerando fatores internos e externo, visa muito mais do que conquistar ou reter clientes, mas preparar a empresa a se adaptar às mudanças constantes que ocorrem no mercado, de forma que seja possível assim, conquistar uma fatia maior do mercado, com crescimento previamente calculado, a partir da definição de que produtos vender, à que público vender e quais os canais de distribuição serão utilizados. 
         O desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco etapas: 

Definição de missão corporativa 

     Nesta etapa é o momento de conhecer qual o negócio da empresa? Quem são seus clientes? Qual o valor de seus produtos ou serviços para o consumidor? Parecem perguntas simples, simples apenas até o momento em que a empresa deve respondê-las. Nesta etapa caso a empresa ainda não tenha é a hora de se desenvolver um plano de negócios. 

Análise de situação 

     Nesta Fase é realizada uma análise de todo histórico possível das ações realizadas pela empresa e pelo mercado. É estudado como o composto mercadológico (Mix de marketing) tem sido usado e como a concorrência está atuando. É importante nesta fase realizar uma pesquisa de mercado, que revelará um panorama. 

Definição de objetivos 

      As metas são definidas com foco também em impedir que a concorrência as alcance primeiro. 

Elaboração das estratégias 

      Considerando o tamanho da empresa, sua capacidade de atendimento e produtiva, as ações e etapas da estratégia são planejadas. Deve-se neste momento, elaborar também um cronograma e fazer uma projeção de custos envolvidos. Implementação, feedback, controle e mensuração Nesta etapa tudo que foi planejado é colocado em prática, com foco no controle do retorno das informações e nos processos de execução do plano, para que caso seja necessário, melhorias sejam implantadas durante a execução para que as ações não se enfraqueçam com a resposta da concorrência ou do próprio mercado. 

    Enfim, o plano estratégico de marketing (PEM), é um guia, um roteiro que norteará as ações de marketing, sejam elas direcionadas para a instituição, para a marca, produto ou serviço em particular. 
     A estrutura do PEM pode mudar de acordo com o seguimento do negócio ou interesses da organização, porém formatamos abaixo um modelo que permite sua formatação de acordo com a estrutura abaixo: 

• Bases estratégicas da empresa 

• Sistema de inteligência mercadológica 

• Análise de oportunidades e riscos (SWOT) 

• Metas e objetivos 

• Políticas e posicionamento de marca/produto 

• Composto de marketing (4ps) 

• Cronograma de ações 

• Demonstrativo de resultados projetados 

                                                                                        • Controle e planos de contingência. 
  

      Embora desenvolver e elaborar um PEM não seja uma tarefa nada simples, os propósitos e benefícios que ele pode trazer para sua empresa justificam sua implantação. A contratação de um profissional gabaritado facilitará o planejamento e uma consultoria por um especialista pode baratear em muito o seu desenvolvimento.


Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

Consultoria e Assessoria de marketing


       Acreditar que apenas a experiência, felling, palpite e intuição pode ser extremamente prejudicial ao seu negócio. Para que a empresa faça a diferença, e obtenha resultados, gere valor ao cliente e aumente sua participação de mercado é importante que a empresa defina estratégias e trace um plano de ação eficaz.          
     Para que isso se aconteça de fato, o uso de serviços de consultoria ou assessoria de marketing é uma escolha muito inteligente.

Veja abaixo as opções de serviços.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
      O plano de marketing estratégico uma importante ferramenta de gestão que deve regularmente ser atualizada e utilizada, permitindo ter uma analise detalhada do mercado, adaptando e preparando a empresa para as mudanças que podem ocorrer no mercado e identificando tendências. Através do planejamento estratégico a empresa pode definir de forma clara os objetivos a serem alcançados, formular ação para aumentar a competitividade e aproveitar as oportunidades que podem surgir e assim fortalecer os pontos fortes da companhia.



PLANO DE MARKETING DE RELACIONAMENTO
    Estratégia voltada para a segmentação de ações, de forma estratégica, voltando a atenção para os públicos que interessam a empresa ou ao profissional. Cria na empresa uma cultura organizacional, fortalecendo e mantendo um forte relacionamento, através de processos de atendimento e de tecnologia, que se traduzem em receita e lucro crescente.


CONSULTORIA DE VENDAS
      Procura integrar de forma competitiva a força de venda e os produtos e serviços a serem oferecidos, capacitando os vendedores desde a abordagem inicial, linha de argumentação e técnicas para o fechamento da venda. Visa padronização do atendimento focado em excelência e organizando todas as etapas de prospecção. Com foco em resultados imediatos e a longo prazo, implanta na empresa sistema de acompanhamento e mensuração de todos os esforços da equipe de venda.



CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL
     A internet hoje é um doa maiores plataformas de vendas e a gestão eficaz de conteúdo e de canais traz maios visibilidade para a marca. Com ações específicas em mídias sociais, mailings, blogs e publicidade on-line pode-se segmentar mercado, alcançando o público alvo, agregar valor a marca, angariar prospects, aumentar a fidelidade, traz fortalecimento comercial, aumento de credibilidade e aumentar as vendas o marketing-share da empresa.




Rodrigo Amaral. Lima, 30,
Graduado em Propaganda e Marketing
Especialista em ações estratégicas. Atua com gestão de marketing e vendas.
Blogueiro, cinéfilo, músico, fotógrafo e ciclista nas horas vagas.

Twitada Rápida Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More